Se na vida real uma imagem vale mais que mil palavras, nas redes sociais uma uma imagem vale mais que mil textos bem escritos. Os redatores – profissionais essenciais para o marketing digital, diga-se de passagem – que me desculpem, mas um texto bem escrito que não seja acompanhado de uma boa imagem não vale quase nada. É a imagem que vai fazer o internauta parar de rolar para cima as postagens e prestar atenção na mensagem que sua empresa quer passar.
O Instagram e o Pinterest mudaram o Facebook
Uma prova de que as imagens são essenciais para o sucesso de uma postagem nas redes sociais é o surgimento de redes voltadas quase que exclusivamente para o compartilhamento de imagens. Instagram e Pinterest são exemplos disso.
A chegada dessas redes fez Marck Zuckerberg se mexer para não ficar para trás. Percebendo a importância das imagens, o Facebok alterou seu layout, há alguns anos, para dar visibilidade maior a fotos e vídeos. Não foi por acaso.
Capture e atenção
Uma pesquisa feita pelo Facebook concluiu que postagens com imagens tem 53% mais interações do que postagens baseadas apenas em texto.
A maior rede social do mundo está tão focada em priorizar a comunicação visual que criou até mesmo uma ferramenta que transforma postagens de texto em uma imagem.
Faça um teste. Escreva um texto curto no seu perfil pessoal. Você verá que a plataforma te permite colocar um fundo colorido, transformando o texto em um "card" (uma imagem com fundo neutro e um texto no meio).
Aposte nas imagens
Desta forma, se a sua empresa está fazendo muitas postagens sem fotos nem vídeos, então você está abrindo mão de centenas de seguidores diariamente.
Imagens nas redes sociais têm o poder de evocar emoções nos usuários e transmitem informações de forma mais eficiente que textos.
Gere mais engajamento
Por que as imagens são tão importantes? Porque as pessoas conseguem entender e se engajar melhor com as imagens do que com textos.
Diariamente as pessoas são inundadas de informações em seus trabalhos ou ambientes de estudo. Essas informações são passadas, muitas vezes, por meio de comunicados escritos, livros, etc. Isso gera uma fadiga mental. As imagens permitem passar a informação minimizando a sobrecarga.
Atraia a atenção dos seguidores com estas dicas
Para obter um bom resultado, seu conteúdo precisa ser interessante, curto, relevante e totalmente focado em sua audiência. As imagens que você coloca nas redes ajudam sua empresa a contar a história da companhia e a compartilhar uma mensagem. Confira algumas dicas de como fazer isso:
Não tenha medo de dar um toque pessoal às imagens: as pessoas são mais inclinadas a interagir com marcas que as tratam como amigas do que com marcas excessivamente formais.
Promova seus produtos: não coloque apenas uma imagem do produto. Produza fotos mostrando seus produtos sendo utilizados.
Seja profissional: qualquer um pode tirar uma foto com a câmera do celular. As fotos da sua empresa precisam ser profissionais, ricamente produzidas e em alta resolução.
Falta de dinheiro não é desculpa: a grana está curta e você não pode pagar fotógrafo e modelos? Não tem problema. A internet está cheia de sites especializados em oferecer fotos gratuitamente. São os “bancos de imagens”.
Promova a cultura da empresa: tire fotos dos bastidores da companhia. Isso cria empatia com o público e, de quebra, motiva sua equipe.
Promova seus fãs: crie hashtags (#) interessantes e peça para seu público colocá-las nas suas próprias fotos. Compartilhe as imagens mais interessantes e dê a eles 15 minutos de fama. Em troca, ganhe exposição orgânica.
Aprenda com os melhores: acompanhe as redes sociais dos mestres da comunicação digital e aprenda com eles. Você segue a Netflix? Observe que suas postagens não “vendem” nada. Toda são voltadas ao “brand love”, ou seja, fazer com que a empresa seja amada. A venda de assinaturas é apenas uma consequência.
“Brinque” com as fotos: as imagens não precisam ser necessariamente estáticas. Utilize gifs e carrosséis para tornar suas postagens ainda mais interessantes.
Lembre-se dos vídeos
Quando falamos em imagens, isso inclui fotos e vídeos. Não se esqueça de mesclar ambos. Maravilhe sua audiência com vídeos que mostram a personalidade da empresa, dicas e informações sobre como usar melhor seus produtos e testemunhos de clientes satisfeitos.
Use a dimensão correta
Se você está se aventurado agora pelo universo das redes sociais pode ser um pouco confuso saber que tamanho se aplica a qual rede. Não se preocupe. Veja aqui os tamanhos ideais (em pixels) para Facebook, Twitter, YouTube e Linkedin.
Foto do perfil: 180 x 180
Foto da capa: 828 x 315
Imagem com link: 1200 x 630
Imagem sem link: 1200 x 900
Foto do perfil: 400 x 400
Foto da capa: 150 x 500
Imagem no tweet: 440 x 220
Foto do perfil: 800 x 800
Foto de capa: 2560 x 1440
Upload de vídeos: 1280 x 760
Logo da empresa: 400 x 400
Imagem de fundo: De 1000 x 425 a 4000 x 4000
Capa da página "Carreiras": 974 x 330
Banner da página: 646 x 220
Imagem com link: 800 x 800