De acordo com um estudo de Gestão de Marketing Digital, 46% das marcas não têm uma estratégia de marketing digital definida, enquanto 16% têm uma estratégia, mas ainda não a integraram na sua atividade de marketing. Pensando nisso separamos para você maneiras de construir um plano de marketing digital.
Pense, se você não tem um plano no lugar como você pode esperar para crescer e inovar, para medir resultados significativos e aprender com os erros do passado? É hora de parar de entrar em pânico sobre o próximo ano ou no próximo mês e começar a elaborar um plano de marketing digital.
Em termos simples, uma estratégia é apenas um plano de ação para alcançar uma meta desejada, ou metas múltiplas. Por exemplo, o seu objetivo global pode ser gerar 25% mais de lucro através do seu site nesse ano, diferente do que atingiu no ano passado.
Para qualquer estratégia de marketing - off-line ou on-line - você precisa saber quem está no mercado. As melhores estratégias de marketing digital são construídas sobre tipos detalhados de compradores.
Esses tipos, representam seus clientes ideais e podem ser criadas pesquisando, examinando, e entrevistando o público-alvo de seu negócio. É importante notar que esta informação deve ser baseada em dados reais, sempre que possível, fazer suposições sobre o seu público pode trazer resultados negativos para um plano de marketing digital.
Para obter uma imagem certeira dos tipos de cliente, lembre-se de incluir uma mistura de clientes como os potenciais e as pessoas fora de seu banco de dados, que se alinham com seu público-alvo.
Seus objetivos de marketing devem ser sempre ligados aos objetivos fundamentais do negócio. Por exemplo, se o objetivo da sua empresa é aumentar a receita online em 20%, seu objetivo como comerciante pode ser gerar 50% mais visualizações através do site do que você fez, para contribuir para esse sucesso.
Qualquer que seja o seu objetivo geral, você precisa saber como medi-lo e, mais importante, realmente ser capaz de medi-lo, ou seja, ter as ferramentas de marketing digital certas para isso. Como você mede a eficácia de sua estratégia digital será diferente para cada negócio e dependente de sua meta, mas é vital para garantir que você seja capaz de fazê-lo.
Ao considerar os canais de um plano de marketing digitais disponíveis ou ativos para incorporar sua estratégia, é útil primeiro considerar a imagem maior para evitar ficar sobrecarregado. A estrutura de mídia de propriedade, ganhos e pagamentos ajuda a categorizar os "veículos" digitais, ativos ou canais que você já está usando. Tais como:
- Mídia própriaReúna o que você tem e categorize em uma planilha para que você tenha uma imagem clara de suas mídias existentes.
No marketing digital é a sua mídia de propriedade, tudo aquilo que toma a forma de conteúdo. Tudo o que a sua marca diz é o seu conteúdo, quer seja a sua página "Sobre nós", as descrições dos seus produtos, postagens de blogs, postagens de redes sociais, tudo é considerado conteúdo.
O conteúdo ajuda a converter os visitantes do seu site em clientes e ajuda a aumentar o perfil da sua marca online. Seja qual for seu objetivo, você vai precisar usar o conteúdo de propriedade para criar um plano de marketing digital.
Você fez o planejamento e a pesquisa, agora você tem uma visão sólida dos elementos que vão fazer a sua estratégia de marketing digital. Aqui está o que você deve ter até agora:
- Traçar tipos de perfil dos compradoresAgora, é hora de reunir tudo isso para formar um sólido documento estratégico.
Seu documento de estratégia será muito individual para o seu negócio, razão pela qual é quase impossível para nós criar um modelo de estratégia de marketing digital que seja único.
Lembre-se de que a finalidade do seu documento de estratégia é mapear as ações que você vai tomar para alcançar seu objetivo durante um período de tempo. Agora você já sabe tudo que precisa sobre um plano de marketing digital.
Ao inserir seus dados neste formulário, você concorda com a Política de Privacidade e Uso de Cookies deste site e com o armazenamento de informações enviadas para uma melhor experiência do usuário.