Um dos erros que ocorrem com maior frequência nas empresas que iniciam suas ações no marketing digital é encará-lo da mesma forma que no marketing tradicional, tentando “empurrar” a mensagem do produto para o maior número de pessoas possíveis, estejam elas interessadas ou não.
As empresas agem assim porque esse é o ambiente em que os profissionais de hoje foram criados. Somos acostumados a enxergar o marketing dessa forma e, principalmente, tendemos a acreditar que ele é muito efetivo
Estudos apontam que a jornada de decisão de compra não é mais a mesma, e que o impacto do marketing tradicional para a decisão de compra também não é mais o mesmo. Encará-lo da mesma forma que no marketing tradicional é um dos erros que acontecem com frequência nas empresas que iniciam suas ações, tentando "empurrar", a mensagem do produto para o maior número de pessoas possíveis, estejam elas interessadas ou não.
Se repararmos no modelo tradicional de marketing, podemos ver que toda apresentação é feita com alguma interrupção, como por exemplo, interrompe o que está assistindo para o intervalo comercial, o anúncio nas revistas toma uma página e corta sua leitura, os operadores de call-center interrompem os seus afazeres durante o dia, e até mesmo os entregadores de panfletos se aproveitam de uma interrupção no trânsito "sempre prejudicando a atenção do consumidor sob o que está fazendo".
Quanto maior o número de pessoas alcançadas de uma só vez, mais cara é essa interrupção. É claramente nesse quesito do marketing tradicional que o marketing digital aborda os consumidores com conteúdo relevante, levando informação com efetividade sobre o produto, fazendo parte do processo de compra. O marketing digital, faz com que o consumidor seja atraído pelo conteúdo em si e auxilia no processo de compra sem interrupção.
Isso faz com que pequenas e médias empresas possam disputar o mercado com grandes que tentam influenciar pessoas através de mídias tradicionais, em época de mídias sociais, "quem manda não é dinheiro, e sim a qualidade de um conteúdo relevante".
Por isso, nos primeiros passos antes de começar com o marketing digital, deve-se observar um ponto crucial: seu site, blog, conteúdo, tem relevância? Você tem produzido conteúdo relevante para seu público?
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