• contato@tecnocorp.com.br
  • 11 4623-1203 I 11 2809-5489

busca
Impressos

Qual é a melhor gramatura de papel para o meu impresso?

Desenvolver uma campanha que exija o uso de material impresso passa por várias etapas. Naturalmente, o começo é a definição do tema, do texto, da identidade visual, e outros fatores envolvidos na pré-produção. Depois, vem a parte de 'colocar a mão na massa', fazendo – ou mesmo contratando alguém para fazer – o projeto em si, com as imagens, as cores e a organização de tudo no espaço desejado.

Seja um panfleto, um folder, um flyer ou um banner, o seu impresso eventualmente vai chegar a uma etapa não tão conhecida do grande público: a hora de escolher a gramatura de papel ideal para o que você quer. Não são muitos que sabem discorrer sobre o assunto, cabendo geralmente a pessoas que já estão inseridas no mercado gráfico há algum tempo.

Gramatura

A gramatura não é apenas a espessura do papel propriamente dita. Ela corresponde a mais que isso, sendo a massa total do impresso, definida pela medida g/m² – grama por metro quadrado. Quanto maior for o número, mais pesado será o seu material. Tal identificação ajuda a mensurar e a avaliar a qualidade do que está sendo feito. O ideal é que você possa sentir o papel e tateá-lo para ter certeza de que está de acordo com a sua preferência para a campanha. Como nem sempre isso é possível na era da internet, com gráficas – como a nossa própria MediaTall – que atendem de maneira virtual, é melhor saber exatamente o que está pedindo para não ter surpresas na entrega do material, tanto na parte da qualidade quanto na do orçamento – pois ninguém gosta de custos extras por falta de informação! Mas não se assuste. É simples e rápido aprender o básico sobre o assunto, para que possa fazer a escolha com embasamento na hora de decidir os detalhes finais da sua campanha de marketing. Vamos ajudá-lo a entender melhor sobre gramatura de papel e as diferenças que possibilitam quando do momento da impressão.

De 90g a 115g

É o tipo de papel mais comumente usado nas impressoras domésticas. Muitos papéis timbrados e receituários também aparecem com essa gramatura. Até mesmo certos panfletos de menor qualidade, cartazes ou folhetos podem ser feitos com a opção de 115g. Existem possibilidades ainda mais leves, mas que não costumam se encaixar em campanhas usando impressos: de 75g, para alguns timbrados; entre 50g a 63g, para notas fiscais, blocos, etc; e abaixo de 50g, em jornais. Estes raramente são encontrados em gráficas, já que não fazem parte do tipo de impresso procurado pelos clientes.

De 120g a 150g

Esta alternativa é mais usada para panfletos e folhetos mais fortes, embora a gramatura mais baixa – 120g – seja pouco escolhida nesse caso. O mais comum é a 150g, utilizada também em folders e flyers. Normalmente, parecem o papel de uma capa de revista.

De 180g a 300g

Bem mais grossa, essa variação de gramatura surge em cartões – postais, de visita, de Natal, etc – e cartolinas. A 180g é usada em cartões caseiros de qualidade mais baixa. O normal é que os cartões de visita sejam impressos com papel acima de 250g. Ainda podem aparecer aqui capas de livros, calendários e até convites de casamento.

Acima das 300g é muito difícil de se encontrar no mercado gráfico. Geralmente, apenas serviços especiais contam com gramatura tão espessa. É só escolher! Agora que você já sabe um pouco mais sobre gramatura, basta pensar bem no que deseja quando for realizar a campanha para o seu negócio.

O que Fazemos
Estamos voltados diretamente para a criação e desenvolvimento de soluções inovadoras, resultando em trabalhos sempre com muita qualidade, criatividade, originalidade e competência.
Suporte em TI
Possuímos profissionais especialistas em infraestrutura de rede, cabeamento, servidores, desktops e workstation.
Trabalhamos com atendimentos nas mais diversas plataformas.
Endereço
Tecnocorp Tecnologia
Rua Salem Bechara, 215 Sala 01
Osasco Centro - CEP 06018-180
Tel: 11 4623-1203 I 11 2809-5489
Our website is protected by DMC Firewall!