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Os seis pilares de um conteúdo bem-sucedido

Seu site já está no ar. O blog está cheio de textos, o diagramador fez um excelente trabalho e você até mesmo investiu em campanhas no Google.

Mas, apesar de todos os esforços, as vendas ainda estão fracas. O que pode estar acontecendo? Você esqueceu do principal: para gerar vendas o conteúdo do seu blog precisa ser excelente.

Um conteúdo bem feito conecta as pessoas à sua empresa, faz elas compartilharem seu site e, por fim, gera vendas. Por outro lado, um conteúdo mal feito irrita as pessoas, causa tédio e afasta os potenciais clientes. Mas como fazer o melhor conteúdo? Confira nossas dicas.

1. Descubra quem são seus clientes

O primeiro passo para se escrever um ótimo conteúdo é descobrir sobre o que as pessoas querem ler.

E, para isso, você vai ter de descobrir quem são os seus potenciais clientes. Converse com os clientes que você já tem. Quais são seus objetivos, suas influências e seus medos? Que idade eles têm? Pertencem a que classe social? São casados ou solteiros? Têm filhos?

Não se esqueça ainda de conversar sobre sua equipe de vendas. Ela pode te dar ótimos insights sobre quem é o seu cliente.

2. Crie uma “persona”

Essas perguntas darão um rumo ao conteúdo que sua empresa irá criar. É por meio delas que você criará uma “persona”, um perfil do seu cliente potencial.

A criação das personas é importante porque, mesmo que o público comprador de seu produto seja amplo, a comunicação deve ser personalizada.

O conteúdo que você oferecerá para um senhor de 60 anos, casado, é diferente daquele que será útil para um jovem universitário de 18 anos.

(Criamos uma planilha fácil para criar as suas personas e ter mais foco nas suas venda! Download Aqui)

3. Seja útil e objetivo

A usabilidade do seu site é um dos segredos do sucesso. O seu cliente precisa obter a informação que deseja com o menor número possível de cliques e com poucas distrações.

Não exagere na quantidade de menus e links, e use textos curtos. Sempre que necessário, insira um “saiba mais” ou “produtos similares” para o caso daqueles visitantes que querem se aprofundar um pouco mais nas informações.

4. Incentive o visitante a agir

Não importa se o conteúdo é maravilhoso e se o site tem uma usabilidade cinco estrelas. O visitante só tomará uma atitude (comprar, comentar, compartilhar) se for convidado a isso. Por isso, uma das regras do marketing de conteúdo é inserir um CTA (Call to Action, ou “Chamada para a ação”) nos textos.

É o equivalente do mundo real à “fechar a venda”. Não aguarde o visitante do blog procurar um “contate-nos”. Facilite a vida dele. Peça para ele escrever um comentário, cadastrar um email (pode ser em troca de um ebook, por exemplo), ligar para a empresa ou “adicionar algo ao carrinho de compras”.

Se seus textos não tem uma chamada para ação, então seus textos não vão atingir os objetivos propostos pelo seu plano de marketing. Só por meio dos CTA é que seus visitantes se tornarão leads (um potencial cliente que entra em contato com sua empresa).

5. Promova-se nos sites de busca

Um site ou blog com conteúdo excelente consegue transformar visitantes em leads e, por fim, em compradores. Mas como atrair visitantes para o seu site? Aqui entram as três letrinhas que são consideradas um mantra do marketing digital: SEO (Search Engine Optmization ou “Otimização do Mecanismo de Busca”).

Não se assuste! O termo complicado nada mais é do que um conjunto de técnicas para melhorar a posição de seu blog em sites de busca como Google ou Bing.

Dentre as técnicas de SEO mais importantes está o uso de palavras-chave. São aquelas palavras que a sua persona (lembra do item 2?) vai usar quando for pesquisar alguma informação no Google. Se sua empresa utilizar técnicas corretas de SEO, o seu site estará na primeira página dos resultados de busca, facilitando que o potencial cliente te encontre.

6. Promova-se nas redes sociais

Outra tática essencial para se tornar mais conhecido no mundo digital é a criação e a manutenção de perfis da empresa em redes sociais. É por meio de redes como Facebook, Instagram e Linkedin que sua marca se tornará conhecida, em um trabalho de longo prazo. É por meio delas também que o potencial consumidor criará uma relação com sua empresa.

O uso correto das redes sociais pode ainda fidelizar um cliente, transformando-o em um fã. Mas lembre-se: as estratégias de conteúdo do seu blog e de suas redes sociais devem estar sempre sincronizadas.

Como você pode ver, criar conteúdo para a internet não é tarefa simples, mas é uma atividade muito prazerosa que trará grandes resultados para o seu negócio. O marketing de conteúdo é bom para companhias de qualquer tamanho, mas ainda melhor para pequenas e médias empresa que, com baixo investimento, podem concorrer de igual para igual com as gigantes do mercado.

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