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Como gerar mais tráfego para meu site?

Se estivéssemos no Show do Milhão, no SBT, esta certamente seria a pergunta de um milhão de reais. Como gerar mais tráfego para meu site? Não existe uma receita única de sucesso para se alcançar este objetivo, mas existem algumas estratégias que você pode implementar e que te ajudarão a atrair visitantes.

Antes de começarmos a falar sobre as estratégias, é importante ter em mente que você só vai descobrir qual a melhor estratégia para o seu negócio por meio da tentativa e erro. Portanto, lembre-se que, para cada etapa, você deve seguir o modelo de gestão clássico: planejar, implementar, avaliar, corrigir e recomeçar.

Como já disse uma ex-presidente, no caso de tráfego para seu site, “não coloque uma meta. Deixe a meta aberta e, quando atingir esta meta, dobre a meta”.
Vamos às estratégias:

1 - Anuncie

Uma maneira rápida de gerar visitas para seu site é fazendo campanhas no Google Adwords. Essa estratégia, chamada de “links patrocinados” ou “pay per clicks” (pague por cliques), é particularmente positiva para sites recém-criados.

Funciona assim: você cria um anúncio (apenas texto) para sua empresa e define em quais termos de pesquisa você quer aparecer. Por exemplo, digamos que você tenha um restaurante de comida mexicana. Você pode escolher o termo “comida mexicana”. Cada vez que alguém pesquisar por comida mexicana no Google, o anúncio de sua empresa aparecerá no topo dos resultados da pesquisa.

Você não pagará pela exibição do anúncio, apenas para cliques no anúncio. Vale lembrar que 93% das compras online passam por uma busca no Google.

Entretanto, há uma desvantagem: assim que sua campanha termina, o número de visitantes despenca. Por isso essa estratégia não é recomendada no longo prazo. Mas há uma maneira de minimizar esse problema, que apresentaremos no item 2.

2 - Invista em conteúdo

A estrela do seu site não é o produto que você está vendendo, mas sim o conteúdo que ele está oferecendo. A compra de seu produto é uma consequência do seu conteúdo.  Se um visitante acessar seu site por causa do Google Adwords e encontrar conteúdo interessante, ele certamente vai querer voltar, independentemente de você fazer links patrocinados.

Além disso, um conteúdo relevante gera tráfego orgânico, ou seja, atrai visitantes sem que você precise pagar por eles.

3 - Provoque uma ação

De nada adianta seu site ser uma ótima fonte de informação se ele não converter visitantes em compradores. Por isso, em todas as suas postagens você precisa ter um Call to Action (Chamada para Ação).

Se você vende inseticidas e seu visitante chegou até seu site após pesquisar “como matar baratas”, faça um texto mostrando o que pode ser feito para evitar baratas e, no final, venda: “Um jeito mais rápido de matar uma barata é com o inseticida X, que não tem cheiro. Você pode comprá-lo agora”.

4 - Aposte nas redes sociais

As redes sociais são importantes ambientes de sociabilização e ótimos espaços para criar um relacionamento com seu público. Postagens interessantes e que geram reações positivas emocionais podem conquistar e fidelizar clientes. Adicionalmente, cada interação do usuário com sua postagem significa dezenas ou centenas de visualizações de sua marca. Se a interação for com um influenciador digital, ainda melhor.

5 - Escreva para outros blogs

“Epa, peraí! Vou investir tempo e dinheiro para escrever para o blog de outra pessoa? ”. Sim, é isso mesmo. Sua dúvida é relevante, mas escrever como convidado – ou guest post, na linguagem do marketing digital – pode trazer muitos benefícios para sua empresa. Ao ter seu texto publicado em outro site, você alcança uma nova audiência e se posiciona como uma autoridade sobre aquele assunto.

6 - Recicle o conteúdo do seu site ou blog

Sabe aquela postagem antiga, que já foi muito acessada, mas que está desatualizada? Recicle-a! Atualize as informações. O texto, que já era interessante, vai ficar ainda melhor.

7 - Avalie, corrija e recomece

Uma coisa que você deve ter em mente ao publicar seu site é: ele nunca estará pronto. Nunca! Periodicamente analise os dados de seu site em ferramentas como Google Analytics, SEMrush ou Alexa. Veja quais são os sites que mais enviam visitantes para o seu (chamados de upstream sites). É o Google? Ou o Facebook? Vale a pena fazer campanhas nas duas plataformas ou é melhor jogar todas as fichas em uma só? É a análise dos dados que vai dizer.

Seu site recebe muitos visitantes que não viram clientes? Use o Google Analytics para avaliar sua taxa de rejeição (bounce rate). A rejeição é calculada pelo número de visitantes que abrem uma página de seu site e saem em seguida, sem acionar outras páginas. Se a rejeição for realmente alta, mude a estratégia de apresentação do seu produto para conseguir atrair o público certo.

Agora você já está pronto para gerar mais tráfego para seu site. Não custa ressaltar: não existe estratégia errada, existe estratégia em construção. Não tenha medo de errar e, sobretudo, não tenha medo de testar diferentes estratégias. Para achar a ideal para seu blog ou site você terá de testar todas as opções para poder analisar o resultado de cada uma. Portanto, mãos à obra, que ainda há muito trabalho a ser feito.

 

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