• contato@tecnocorp.com.br
  • 11 4623-1203 I 11 2809-5489

busca

Como criar uma VM (Máquina Virtual) no VMWare ESXi

Para criar uma VM (Máquina Virtual) no VMWare ESXi, abra o seu vSphere Client do VMWare ESXi e acesse a console do seu servidor VMware.

 

Em seguida clique com o botão direto do mouse em "New Virtual Machine".

 

Selecione o item "Custom" para configurar os parâmetros do servidor.

 

Coloque o nome da sua VM. Este nome será somente para exibição no painel e criação da pasta do Datastore, não é o hostname da máquina.

 

Selecione o Datastore onde ficará armazenado a máquina virtual.

 

Selecione a versão do Virtual Machine, neste exemplo iremos utilizar a versão Virtual Machine 8, as versões anteriores são utilizadas quando é feito a migração de VMs de versões mais antigas do ESXi.

 

Selecione o sistema operacional a ser utilizado na sua VM.

 

Selecione a quantidade de soquetes virtuais e q quatidade de núcleos por soquete virtual, neste caso seria como selecionar a quantidade de processadores e núcleos de cada processador.

 

Selecione a qunatidade de memória RAM na sua VM.

 

Selecione a quantidade de interfaces de rede e o tipo de cada interface de rede utilizada.

 

Selecione o tipo de controladora de disco que será utilizada na sua VM.

 

Selecione o tipo de disco a ser utilizado, se é um novo disco virtual ou se utilizará um disco já existente com dados.

 

Em seguida selecione o tamanho do disco e sua configuração, Thick Provision ou Thin Provision.

No caso do Thick Provision é alocado todo o espaço em disco para o disco configurado, por exemplo, se for configurado um disco de 20 GB, é alocado os 20 GB para este disco dentro do disco rígido do servidor. É recomendado quando você precisa utilizar este espaço dedicado sem que corra o risco de faltar espaço no disco para reservar espaço adicional.

No Thin Provision é alocado somente o espaço em disco que for feito gravação de arquivos, por exemplo, se for configurado um disco de 20 GB e a instalação do seu sistema operacional ocupar somente 8 GB, o disco da máquina irá ocupa somente 8 GB e irá crescendo a medida em que forem copiados arquivos para este disco, ele é muito bom para otimizar espaços e evitar que seja feito um remanejamento de disco dentro do SO da VM, porém é extremamente perigoso fazer a utilização como Thin Provision e não monitorar o crescimento das VMs dentro do disco do servidor, pois pode acabar estourando o espaço em disco e até corromper uma partição.

Estude antes a real necessidade para a criação dos seu disco afim de ver a melhor solução antes de escolher entre o Thick Provision e o Thin Provision.

 

Selecione o tipo de nó de dispositivo para gravação dos dados.

 

Verifique os itens antes da criação da VM, neste caso iremos marcar a opção "Edit the Virtual Machine before completion" para que possamos remover itens desnecessários criados com a VM e selecionar a mídia de instalação e boot da VM.

 

Vamos remover o Floppy Drive que não será utilizado nesta configuração, clique em "New Floppy" e no botão "Remove".

 

Em seguida clique no DVD/CD Drive para selecionarmos a mídia de instalação. Utilize o "Host Device" caso sua mídia de instalação esteja no servidor local do VMWare ESXi, caso seja um servidor em Data Center e sua ISO de instalação esteja dentro do servidor VMWare, selecione "Datastore ISO File", em seguida clique no botão "Browse".

 

 

Selecione o arquivo da ISO para iniciar a instalação do Sistema Operacional na VM. APós selecionado, clique em "OK" e no botão "Finish" para criar a VM.

 

A VM foi criada e aparecerá na lista de VMs dentro do servidor.

 

 Depois da criação da VM, aparecerá na parte inferior dentro do vSphere o status da criação da VM.

 

Após criada a VM clique com o botão da direita do mouse na VM, no menu "Power" clique em "Power On" para ligar a VM.

 

 Dentro do menu da VM, clique na aba "Console" para abrir o console da VM para iniciar a instalação do sistema operacional, conforme imagem abaixo.

O que Fazemos
Estamos voltados diretamente para a criação e desenvolvimento de soluções inovadoras, resultando em trabalhos sempre com muita qualidade, criatividade, originalidade e competência.
Suporte em TI
Possuímos profissionais especialistas em infraestrutura de rede, cabeamento, servidores, desktops e workstation.
Trabalhamos com atendimentos nas mais diversas plataformas.
Endereço
Tecnocorp Tecnologia
Rua Salem Bechara, 215 Sala 01
Osasco Centro - CEP 06018-180
Tel: 11 4623-1203 I 11 2809-5489
DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd