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Estratégias Matadoras - Aumente a geração do seu lead

Um dos grandes problemas de quem trabalha com marketing atualmente é aquele sentimento de que o retorno obtido não é satisfatório em comparação ao esforço realizado. Se esse é o seu caso, saiba que seu problema pode estar na sua taxa de conversão de leads.

No artigo de hoje, vamos descobrir o que é essa conversão de leads e como ela impacta diretamente o sucesso da sua estratégia de marketing, além de aprender algumas boas dicas de como otimizá-la.

Continue lendo para saber mais!

O que é um lead?

Um Lead é uma oportunidade de negócio para a empresa. De forma mais concreta, Lead é alguém que forneceu suas informações de contato (nome, email, tel., etc.) em troca de uma oferta de valor no seu site (conteúdo, ferramenta, avaliação, pedidos sobre produto/serviço, etc.).

Assim, um Lead é alguém que já demonstrou interesse no tema do seu negócio e que provavelmente gostaria de ouvir mais da sua empresa, tanto em termos de conhecimento quanto sobre ofertas de produtos/serviços. Da mesma forma, é alguém que poderia ser abordado por um membro da equipe comercial, desde que seja o momento certo para tal.

Em outros tipos de negócio o conceito de Lead pode tomar formas diferentes. Ex.: um usuário cadastrado na versão de teste de um software, alguém que liga para a empresa para buscar mais informações, um assinante de um site de ecommerce, etc.

Por que gerenciar leads?

Com um trabalho bem feito de Atração e Conversão no topo do funil, as empresas que investem em Inbound Marketing invariavelmente caem em um “problema”: o que fazer com tantos Leads?

Já que não podem/querem colocar a equipe comercial para entrar em contato com todos eles, a primeira reação geralmente é tentar spammear a base com suas ofertas de produtos. Isso não só é arriscado por queimar o canal desnecessariamente, mas também é pouco eficiente: segundo pesquisa do Marketing Sherpa com uma grande variedade de empresas B2B, em média 73% dos Leads não estão prontos para a venda.

Por isso, para a área de Marketing só gerar Leads não é suficiente. É preciso ter um processo que ajude os Leads a descer cada vez mais no funil de vendas e “separe o joio do trigo”, entregando para a área de Vendas os Leads com o perfil certo e que já estão mais propensos a comprar a solução.

Melhores estratégias para aumentar sua geração de leads

1. Homepage – A primeira impressão é a que fica

O assunto aqui é: Como está o visual de sua homepage? Você deverá fazer uma profunda análise na mensagem que você esta passando para seus novos visitantes. E sim, você deverá estar muito bem preparado para isso ou não irá ganhar novos leads.

Seja adicionar um CTA no topo ou melhorar a disposição dos artigos destaque, realçar e focar títulos principais ou também selecionar imagens de qualidade. Mas a verdade é uma só quanto mais clean e objetiva sua página for mais ela será aceita e irá passar sua mensagem de maneira mais efetiva.

2. Investir em Webnários

A maioria dos profissionais de marketing, precisamente 52% deles estão certos de que os webnários e seminários on-line são a maneira mais eficaz de gerar leads qualificados para seu site.

Sem contar o alto custo X benefício desta estratégia, você poderá divulgar seus webnários nos melhores artigos de seu site e o sucesso é garantido!

3. Peça ajuda do Google para gerar mais leads

Principalmente em ambiente digital, o que todo mundo quer é rapidez e objetividade. Segue uma breve história.

Um cliente em potencial pode ter se interessado pelo seu conteúdo e pelo seu produto ou serviço, porém ao se inscrever ele se depara com inúmeros campos para preencher, mas ele está super atrasado para seu trabalho. Resultado, você perdeu esta oportunidade de lead e talvez algumas centenas.

A estratégia aqui é, que tal incluir o botão de login da própria conta Google do usuário? O Google é extremamente popular, algumas marcas de celulares exigem conta Google para configuração inicial, ou seja, já temos bastante usuários com conta Google por aí.

Agora reflita, se ele encontrar o botão de inscrever com a conta Google e um botão para criar uma conta, ele saberá que o caminho mais rápido é inscrever com a conta Google, então dê a ele este poder de escolha que é mais um lead gerado na certa.

4. Dê atenção maior aos títulos de seus artigos

Sem dúvida é o ponto que deve receber maior atenção dentro de seu site se você quer aumentar a geração de leads.

Atrair é o primeiro trabalho que você deverá fazer, portanto os títulos de seus posts devem ser planejados, criados e revisados a ponto de deixá-los impossíveis de serem ignorados pelo seu público e pelo seu cliente em potencial.

A palavra-chave em destaque, a estrutura do título e uma chamada para ação dando impulso a ele clicar para saber o conteúdo. Isso faz um título matador e que certamente irá se converter em lead.

Benefícios que você terá ao investir em geração de leads

Quando você trabalha 100% focado em um conteúdo rico e voltado para os reais interesses de seu público-alvo, as chances são maiores de aumentar a geração do tráfego de seu site. Sua landing page deverá ser persuasiva o bastante em combinação com seu conteúdo e isca para que eles se cadastrem e demonstrem real interesse em seu conteúdo. E o que você ganhará com isso? Veja só:

1. Tráfego selecionado para seu site

Você não terá mais problemas em correr atrás de tráfego às cegas, seu conteúdo será relevante o bastante para atrair seus leads e levá-los até seu site ou páginas de vendas através do e-mail marketing. Seu trabalho será apenas trabalhar mais a questão de conteúdo específico para seu público e ganhar mais engajamento a partir daí.

2. Engajamento

O trabalho mais difícil você já conseguiu, atraiu os clientes em potencial e conseguiu uma conversão orgânica. Agora você deverá entregar muito mais para ele, conteúdos exclusivos, cases de sucesso, sanar todas as suas dúvidas e mostrar para ele que você é a resposta para futuras resoluções de problemas.

3. Mais facilidade para mensurar campanhas

É uma das maiores vantagens que você terá. Você terá tudo o que precisa para saber se suas campanhas estão indo para o caminho certo ou se precisam de alguns ajustes básicos. A partir da reação e resposta de seus leads qualificados você poderá saber qual a melhor estratégia para conseguir convertê-los em vendas.

4. Maiores chances de conversão

O que todo mundo quer é a alta taxa de conversão em seu site, mas é claro que nem sempre as coisas saem como o esperado. Porém, se você investir mais em geração de leads este caminho estará mais claro para você.

 

 

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