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O que é Inbound Marketing

Analise o marketing atual. Milhares de panfletos comerciais são jogados no lixo todos os dias. Ligações invasivas por vendedores de telemarketing são ignoradas. E-mails de vendas que exibem produtos pelos quais os leitores não têm interesse. Propagandas na tv são puladas por telespectadores que mudam de canal. Banners e anúncios de revistas passam em branco.

Algo pode ser melhorado, concorda? O Inbound Marketing procura ajudar as pessoas ao invés de interrompê-las, por meio de conteúdos como: posts, e-books, infográficos e entre outros.

Com esses conteúdos, vamos auxiliando as pessoas a tomarem decisões, até o momento em que ela esteja pronta para a venda. No momento certo, levamos conteúdo de qualidade para ajudar o prospect a fazer a melhor escolha.

Isso funciona, pois sua empresa para de interromper os usuários, mostrando algo que não se precisa no momento, e passa a ajudar, conversando sobre algo que ele precisa. Se há uma coisa que podemos afirmar, é que o Inbound é uma forma de marketing que se encaixa perfeitamente nas necessidades e desejos do cliente, mesmo sendo um conceito novo.

Entenda o que é Inbound Marketing

Pois bem, ele está totalmente ligado a essa era de comércio eletrônico. Utilizando táticas de marketing online, o Inbound Marketing tem a finalidade de atrair o público alvo baseado na ideia de compartilhamento e criação de conteúdos de qualidade. Mas nem sempre foi assim. Ainda existem empresas que utilizam o Outbound Marketing – o “Velho Marketing”. Essa tática ultrapassada “empurra” os produtos e serviços aos clientes.

O “Novo Marketing”, porém, se baseia em ganhar o interesse do público ao invés de comprá-los. O Outbound está em declínio justamente pela mudança no comportamento do consumidor. É ele quem está no comando. Com a força da Internet, o cliente já sabe o que deseja antes mesmo de ir à loja para botar as compras em dia. Os usuários buscam informações úteis antes de tomar alguma decisão, seja para comprar, contratar ou até mesmo visitar uma empresa.

Como funciona Inbound Marketing

Podemos dividir o processo de Inbound Marketing em 5 etapas principais:
  • Atrair tráfego;
  • Converter visitantes em leads;
  • Converter leads em vendas;
  • Fidelizar os clientes e aumentar as margens;
  • Encantar seus clientes e transformá-los em promotores;
  • Tudo isso deve se encaixar em Lugar, Tempo e Conteúdo. Quer dizer que quando produzimos e entregamos o conteúdo certo, no momento e no local correto, as pessoas absorvem melhor as informações e ficam mais propensas a interagir. Através do Inbound marketing, as marcas são encontradas mais facilmente na rede e os consumidores direcionados aos sites, através da geração de conteúdos que agreguem valor.

    Para isso deve-se entender e trabalhar em cima dos seguintes princípios:

  • Conteúdo: É necessário produzir conteúdo de qualidade para pessoas certas. Fazer uma pesquisa para definir as personas, o público que comprará de você é muito importante, bem como também saber qual o tipo de conteúdo ela absorverá melhor.
  • Palavras-chave: Encontre as melhores palavras-chave do seu negócio e garanta uma elevada qualidade de informação de palavras-chave
  • Links: Espalhe seus links e monitore seus ganhos em termos de SEO
  • SEO: Otimize o conteúdo dos seus títulos, cabeçalhos, meta-tags, tags alt, imagens, etc
  • Mídia Social: Compartilhe seu conteúdo de qualidade e espalhe a palavra, no intuito de desenvolver relacionamentos duradouros
  • Site: Tenha um “concentrador de marketing”; otimize a arquitetura, a navegabilidade e acessibilidade, o design e a experiência do usuário, para criar os leads
  • Landing Pages – Esse é o momento decisivo de toda estratégia de Inbound Marketing. É nela que se dá a argumentação final para inserção do visitante no funil de conversão. Ela precisa ser muito bem elaborada para que se dê início ao processo de conversão da campanha.
  • As ações do Inbound Marketing

    Atrair

    No Inbound Marketing, as ferramentas mais usadas para a atração dos usuários certos para o seu negócio digital são:
  • Blog – O marketing de atração quase sempre começa com blog. Este tipo de plataforma é, sem dúvidas, a melhor forma de atrair novos visitantes para o site principal. Então, basicamente, para ser encontrado por seus potenciais clientes, você precisa criar conteúdo educacional de qualidade que fale o que eles querem e precisam ouvir. O blog é o melhor canal para fazer isso.
  • Mídias Sociais – Na ordem, geralmente, as mídias sociais ficam após o blog, pois tudo o que é postado nele, deve ser compartilhado nas mídias sociais. Esta é uma forma perfeita de envolver os usuários, humanizando, de certa forma, a marca. Interaja com seus consumidores nas redes!
  • SEO/Palavras-chave – É comum que os consumidores iniciem o processo de compra on-line usando os mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo) para encontrar o que precisam. Por essa razão, você precisa garantir que seu site apareça em destaque nas buscas. As técnicas de SEO são indispensáveis nesse quesito, mas é preciso cuidado ao escolher os termos de busca (palavras-chave), otimizar as páginas, criar o conteúdo e agregar links em torno do que os usuários estão buscando.
  • Sites – Seu site merece um cuidado especial na fase da atração. Usando uma comparação, o site precisa realmente “falar” com seus potenciais compradores. Então, faça com que sua plataforma seja uma fonte valiosa de conteúdo. Isso vai atrair as pessoas para seu negócio digital!
  • Conversão

    Confira agora algumas ferramentas importantes na conversão de visitantes para clientes:
  • Call to Action – Trata-se de botões ou links que conduzem os visitantes a ações, como o fazer um download de um ebook. Se você não providencia essas chamadas para ação ou se suas chamadas não são suficientemente atraentes, a geração de clientes não acontece.
  • Landing Pages – Quando o visitante do site clica em algum Call-to-Action, é enviado para uma página de destino. Essas são as Landing Pages, o local onde a oferta anunciada se torna real. É nesse momento que as informações do lead são enviadas para que você ou sua equipe de vendas inicie uma conversa com ele. Aprenda como montar uma boa landing page.
  • Formulários – Essa ferramenta agrega-se a anterior, pois para que os visitantes se tornem clientes em potenciais, precisam preencher um formulário e ceder as informações necessárias, e o formulário tem esse objetivo. Seja o mais simples possível, não faça muitas perguntas, solicitando apenas o essencial, para que o visitante não desista antes do fim.
  • Contatos – Após receber as informações dos visitantes, você precisa convertê-las em um banco de dados organizado. As listas são determinantes para a continuação do processo de comunicação e para a venda propriamente dita.
  • Fechamento

    Veja as ferramentas usadas nessa fase:
  • E-mail – Vamos supor que você tenha um cliente que fez o cadastro, tornou-se um lead, mas ainda não está pronto para a compra. O que fazer com ele? A ideia é alimentar a comunicação com uma série de e-mails com conteúdo útil e relevante. Construindo assim, a confiança da empresa com ele. Até que ele fique convicto que pode comprar com você. Aprenda tudo sobre e-mail marketing neste post.
  • Automação de Marketing – Esta fase envolve a criação de emails adaptados às necessidades das lead, bem ao estágio do ciclo de vida dele com a empresa. Explicando, se um visitante baixou um ebook sobre um determinado tema da sua empresa há seis meses, você pode enviar uma série de e-mails relacionados ao que foi tratado no formato. Mas se por acaso ele conheceu seu trabalho no Facebook e visitou algumas páginas do seu site, você pode mudar a abordagem para elucidar interesses diferentes, conduzindo-o a compra.
  • Fidelização

    Cada etapa do Inbound marketing tem sua importância, mas essa fase da fidelização é especial. É aqui que você ganha o cliente! As ferramentas usadas para encantar e fidelizar clientes incluem:
  • Personalização do seu site– Alteram a usabilidade do seu site de acordo com o ciclo de vida do cliente.
  • Mídias Sociais – O uso das plataformas de mídias sociais traz diversas oportunidades de atender ao cliente em tempo real. Dê atenção a esses canais em sua ação de Inbound Marketing.
  • Email Marketing e Automação – Direcionar conteúdo de alta qualidade para os clientes fiéis irá ajudá-lo a alcançar grandes resultados. Seja na introdução de novos produtos e recursos que de interesse deles, ou até mesmo na venda de outros produtos ainda não adquiridos.
  • Principais vantagens do Inbound Marketing

    Para qualquer tipo de empresa, mas particularmente para empresas pequenas ou de médio porte (sem grande capacidade financeira e orçamento de Marketing limitado) o Inbound Marketing pode se tornar uma estratégia de melhor custo benefício:
  • Ações precisas e qualificadas: As estratégias de Inbound Marketing são elaboradas a partir da definição das personas dos clientes. Além disso, são fundamentadas em ciência precisa em análises de mercado, não existem achismos ou intuições.
  • Mensuração de resultados: Nas ações de Inbound Marketing, você sabe quanto investe, onde investe e quanto isso retorna para sua empresa. Toda a ação é transparente e o cliente pode acompanhar de perto os resultados.
  • Custa 62% menos que o Marketing tradicional: é uma vantagem que pode viabilizar o início das ações de Inbound Marketing. Sabemos que a definição da verba por parte do cliente não é tarefa fácil, mas podemos afirmar que o investimento em Inbound Marketing tem retorno garantido.
  • É Mais que Marketing...é venda Abordar o novo tipo de consumidor exige do cliente um preparo no processo de venda. As técnicas antigas são eficazes, mas é necessário um ajuste quando se trata de um consumidor online, que talvez você nunca encontre presencialmente.
  • Fovco na solução: Cda empresa possui suas dificuldades e enfrenta desafios diários para sobreviver. As estratégias de Inbound Marketing focam na solução que sua empresa possui para um problema de um possível cliente seu. E é fato que as pessoas estão cada vez mais querendo um tipo de publicidade diferenciada, direcionada para ela. Agências especializadas oferecem pacotes completos de Inbound para cumprir todas as etapas do processo.

    Vamos ver se vale a pena para sua empresa?

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