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A importância do email marketing para fidelizar seus clientes

Conseguir novos clientes é um dos principais objetivos de uma equipe comercial, mas ter uma estratégia para fidelizá-los pode gerar economia para a sua empresa, satisfação para o seu público e ganhos para a sua equipe.

O e-mail marketing é um ótimo caminho para se relacionar com seus clientes, encantá-los a cada envio e, de quebra, torná-los fiéis a sua marca. Os disparos têm alto alcance, baixo custo e recursos para personalizar a mensagem.

O e-mail marketing deixou de ser apenas uma ferramenta de promoção e propaganda e passou a integrar a estratégia de comunicação das mais diversas empresas, sejam elas grandes ou pequenas.Buscando um impacto maior no destinatário por meio de uma modelagem estratégica das informações. Pode ter conteúdo meramente informativo, conteúdo voltado para venda, divulgação de evento, entre outras (muitas) finalidades que o e-mail marketing pode assumir.

As vantagens para a estratégia de marketing é que esse tipo de ferramenta é direta, de grande eficiência e barata. É possível conseguir boas ferramentas de e-mail marketing por um custo muito baixo.

Há quem aponte que o modelo já está gasto, porque o consumidor está cansado de mensagens promocionais e o e-mail acaba se tornando spam.

Mas, na verdade, uma estratégia bem pensada e executada de e-mail marketing possibilita transformar a ferramenta na mais eficiente maneira de converter ou fidelizar clientes.

Campanhas atuais de e-mail marketing
As campanhas de marketing de conteúdo hoje devem ser personalizadas. Essa personalização se consegue por meio de análise de dados de consumo. As ferramentas mais atuais contam com histórico de usuários para segmentar o público com base em compras anteriores e dados de navegação na internet.

Com isso, é possível saber que tipo de conteúdo o destinatário mais “aproveita”, de acordo com a etapa em que se encontra no funil de vendas. Isso é muito importante para que a mensagem não acabe na tão melancólica caixa de spam da conta de e-mail do destinatário.

Automatização do e-mail marketing
O e-mail marketing, hoje, é automatizado. As companhias, quando assessoradas pelas melhores agências, não precisam se preocupar com o aspecto técnico da operação. Tudo pode ser cuidadosamente produzido e operado por especialistas e ferramentas automatizadas de marketing digital, que lançará mão das melhores estratégias para realizar as campanhas.

Fidelizando os clientes através do e-mail marketing

1. Peça sugestões ao seu cliente

Quando pensamos em e-mail marketing, logo vem a palavra “vendas” em mente. Porém, fidelizar clientes requer mais que apenas vender seu produto para ele. É necessário mostrar que o que ele pensa sobre a marca é importante para seu empreendimento. Saiba a opinião de seus clientes sobre seu produto, sem preconceito ou qualquer tipo de barreira. Esteja aberto a ouvir o que eles têm a dizer e transformar a reclamação em solução. Use seus e-mails para pedir sugestões e incentivar essa prática no seu cliente, de falar o que ele pensa a respeito do seu produto.

2. Datas comemorativas

Mostre para seu consumidor cordialidade e atenção. É clichê dizer mas, detalhes sempre fazem toda a diferença. Quem não gosta de receber felicitações em aniversários e outras datas comemorativas? Dia das mães, dos pais, natal e outras datas podem ajudar a mostrar para seu cliente que você se importa com valores importantes para ele. Outra opção é explorar as datas comemorativas referentes ao seu mercado, por exemplo: para uma agência publicitária é importante estar atenta ao dia do publicitário, para o ramo da medicina temos o dia do médico. Além da satisfação dele com a marca, ele se sentirá valorizado.

3. Dê dicas e sugestões

De acordo com o seu segmento você tem muitas opções para desenvolver essa prática. É importante mostrar ao seu público que a empresa além de produtos, pode fornecer conhecimento e cultura, mostre para o seu público que você é uma autoridade no assunto. Se você vende DVDs de filmes, por exemplo, que tal mandar para seu cliente um e-mail com sugestões de filmes que marcaram época ou os indicados do Oscar do ano. É importante não economizar em criatividade nessa hora.

4. Deixe suas mensagens mais humanizadas

Nenhum consumidor gosta de receber mensagens com uma linguagem extremamente formal. A não ser que sua empresa trabalhe nesses padrões, cuide para que sua mensagem tenha uma linguagem mais humana e menos robotizada. Deixe sua linguagem mais próxima possível do leitor, fazendo com que ele se sinta parte dela.

5. Trate o cliente com exclusividade

Uma das maneiras de se fazer isso é chamando o cliente pelo nome. Quando você cita o nome do leitor no texto, você mostra que sua mensagem foi exclusivamente mandada a ele, e que não se trata de uma corrente mandada aleatoriamente para vários usuários. Você também pode mandar promoções exclusivas por e-mail ao seu público, isso certamente o deixará surpreso.

Todos esses itens devem ser executados constantemente pela empresa. O resultado não vem do dia para o outro, porém quando ele é alcançado pode gerar benefícios inimagináveis para seu empreendimento.

 

 

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