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5 coisas que os anunciantes podem aprender com o melhor amigo do homem


Simplificando, eles sabem exatamente como colocar um sorriso em nossos rostos, mesmo que eles não saibam por que estão fazendo isso ou não.

Carinhosamente chamados de melhores amigos do homem, os cães têm muito a nos oferecer. Mas o que você pode não saber é que, os cães são realmente os melhores amigos do anunciante e pode nos ensinar lições que podemos aplicar às nossas carreiras.

1. Conheça o seu público


Algumas pessoas podem argumentar que os cães são alguns dos melhores profissionais de marketing de todos os tempos. Eles sabem como ler as emoções de seus donos e entender quando é um bom momento para pedir para alguns carinhos ou se foi um cão desobediente e assim precisa nos dar um pouco de espaço.

Os profissionais de marketing precisam dessa mesma capacidade de entender quando é o melhor momento para envolver os seus clientes. Um cachorro sabe quando você quer jogar ou quando você só precisa de um amigo para sair. E nesse sentido, você precisa saber quem é o seu público e ter conhecimento prévio quando se trata de suas necessidades.

Tão importante quanto saber quando envolver os seus clientes, é também saber quando dar à eles um pouco de espaço. Seus potenciais e atuais clientes não querem ser bombardeados com mensagens de marketing 24/7. Eles só querem ver as suas comunicações quando é relevante e conveniente para eles. E assim os cães ensinam que às vezes ser muito animado ou excesso de zelo, pode prejudicar a relação entre vocês, a fazer com que o humano se afaste. Então em muitos momentos os nossos peludos simplesmente se sentam e esperam que tenhamos um tempo para dividir com eles. A sua relação com seu público alvo segue a mesma linha ele não quer ser sufocado, mas de certa maneira quer que se lembre das necessidades dele.

Embora não tenhamos instintos caninos, com uma plataforma de automação de marketing sofisticado, você vai consegui ouvir e responder aos seus clientes, identificando quem eles são, suas ações e atividades. Para que quando eles finalmente estiverem prontos para uma decisão de compra, você vai ser quem ele vai lembrar.

2. Seja consistente e confiável


Cães costumam ter a mesma rotina todos os dias: acordar, ir passear, comer uma tigela da mesma comida para cachorro, brincar um pouco de correr a noite, ir passear novamente antes de dormir, e repita. Imagine se você de repente para de caminhar ou alimentar o seu cão.
Ele definitivamente iria causar alguma perturbação e você poderia perder sua confiança. O mesmo conceito se aplica aos anunciantes. Os profissionais de marketing precisam ser confiáveis.

Precisamos ser consistente em todos os canais, reforçando nosso posicionamento para ganhar a confiança de potenciais clientes, bem como manter a confiança de nossos clientes atuais. É verdade que as suas mensagens podem mudar ao longo do tempo, mas é importante que as alterações sejam refletidas em todos os canais para uma experiência perfeita. E se a sua empresa criou uma frequencia regular de publicação de conteúdo, é importante manter a mesma desde seus clientes comecem a esperar por isso.

3. Concentre-se na experiência do cliente


Os anunciantes precisam aprender a se concentrar mais no cliente, e saber quais são suas necessidades e se antecipar a elas. Assim como acontecem com nos queridos animais de estimação, eles sempre vão esperar uma atitude positiva nossa e que supra as necessidades deles.

É importante passar algum tempo com os nossos cães: levá-los para passeios, brinca de jogar e buscar coisas com eles, e dar-lhes muita atenção. Se você não fizer isso, eles poderão tornar-se solitários, tristes e crescer distante de você, já que você não está trabalhando ativamente para manter e crescer o relacionamento. A maior parte das empresas espera para competir, principalmente com base na experiência do cliente.

Nesse processo o mais importante é se concentrar em seus clientes, continuando a conversa com eles e garantindo a satisfação além de sua primeira compra. Em outras palavras, você abandonaria o seu cão depois de adotá-lo, não é?

4. Seja Leal


Este é um componente essencial para o crescimento do negócio a longo prazo: criar uma grande experiência ao cliente e assim aumentar a retenção e lealdade.

Ao continuar a cultivar a relação os seus clientes e proporcionar-lhes valor, você pode construir uma base de clientes leais. E uma vez que você tem a sua lealdade, você pode incentivá-los a defender a sua marca através de ações que gerem comentários, referências, depoimentos e muito mais, ao mesmo tempo, permitindo-lhes construir sua marca uma vitória pessoal para todos.

Mas a lealdade não é apenas para seus clientes existentes. Com potenciais clientes, é crucial para comprometer-se a alimentá-las e continuar a educá-los até que estejam prontos para comprar. Mesmo que eles não estejam interessados em comprar de você no momento, eles precisam saber que podem contar com você para alcançar seus objetivos com a empresa quando eles estiverem prontos para fazer uma compra ou falar com sua equipe de vendas.

5. Sempre farejar uma situação antes de agir


Assim como os cães vão gastar o tempo farejando em uma caminhada, é importante para os anunciantes dar um passo para trás e avaliar situações. O que isso quer dizer? Antes de executar qualquer campanha, estabelecer seus objetivos e escolher as métricas corretas para medi-los. Olhe para os resultados das ações do passado para ajudar você a aperfeiçoar uma campanha semelhante, ao invés de cegamente decidir o que vai fazer um grande impacto sobre o sucesso de sua organização.

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