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O que é um plano de ação de marketing?

Já se foi o tempo que o marketing era somente um suporte ao setor de vendas.

Toda grande empresa que procura crescer e expandir sua participação no mercado precisa de um time de marketing ativo e atualizado com o mercado para criar boas estratégias que contribuem para o crescimento da empresa.

Essa estratégia começa com um plano de marketing, que é a base de todas as ações que o time de marketing vai realizar.

Pense no plano como o mapa da mina, o caminho para utilizar o marketing como uma ferramenta de crescimento e não apenas de apoio.

O que é um plano de ação de marketing?

É um planejamento das ações de marketing pessoal ou de uma empresa, buscando alcançar um objetivo específico.

Um exemplo de objetivo pode ser: Aumento do número de clientes interessados nos produtos da empresa e, consequentemente aumento das vendas e da participação de mercado.

Portanto, um plano de ação de marketing é uma ferramenta de gestão para um profissional ou uma empresa que busca se manter competitiva no mercado.

Entendendo melhor um plano de marketing

O plano de marketing é um instrumento de gestão de extrema importância para o desenvolvimento de uma empresa. Ele é um documento escrito onde estão detalhadas as ações necessárias para se atingir um ou mais objetivos na área do marketing, e pode ser utilizado tanto para um produto, um serviço quanto para linhas de produto. A partir de estratégias traçadas, ele indica quais os objetivos devem ser concretizados para que a empresa alcance a posição que deseja.

Um efetivo plano de marketing deve estar pautado em uma sólida estratégia de marketing. Assim é possível definir resultados e metas, atingindo a competitividade com mais precisão.

Deve também ser bem aplicado e regularmente atualizado, pois através dele é possível analisar o mercado e adaptar-se às suas constantes mudanças, identificando tendências. Conhecer o mercado e traçar o perfil do consumidos são tarefas essenciais para tomar decisões e aplicar ações de comunicação, preço, distribuição, entre outras.

As melhores estratégias de Marketing

Não existe um passo a passo perfeito a ser seguido para a criação de um plano de marketing.

Porém, existem passos à serem seguidos que fazem parte de todos os bons planos! Acompanhe para conhecer mais sobre cada um deles.

Planejamento

O objetivo desta etapa é sistematizar e processar todas as informações necessárias para o desenvolvimento das metas. O planejamento inclui a análises de mercado e a planificação de marketing, e identifica ameaças e oportunidades que vão nortear toda a planificação. É uma etapa elaborada, que demanda inteligência e perspicácia.

O primeiro passo é saber onde a empresa está para definir aonde quer chegar. Neste momento, é necessário fazer uma análise do mercado de atuação e do público-alvo para desenvolver o sumário executivo, onde constarão as características principais de seu negócio, situação presente, objetivos, definições, estratégias e esforços necessários. O sumário executivo funciona como um resumo geral do plano de marketing.

A análise de ambiente, próximo passo, deve considerar os fatores externos de influência: comportamento de clientes, concorrentes, fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, legais e tecnológicos, ou seja, as ameaças e oportunidades do negócio. Também deve considerar os fatores internos de influência: recursos financeiros e humanos, equipamentos, infraestrutura, etc. A análise dos fatores externos e internos do ambiente aponta para as forças e fraquezas, além dos fatores que afetam positivamente ou negativamente o desempenho da empresa.

Na definição do mercado consumidor é o momento de identificar o segmento-alvo que a empresa deseja atingir. Estes consumidores podem ser agrupados por fatores geográficos, demográficos, comportamentais, faixa etária, entre outros. Feito isso, é preciso então definir o posicionamento de mercado que a empresa quer ocupar, indicando de forma clara qual a imagem que deseja transmitir para o mercado.

Depois, é preciso definir ou reposicionar visualmente a marca, de forma que ela comunique o posicionamento escolhido. A marca é formada, geralmente, por um nome e um símbolo, com tipografia própria, traduzindo a imagem da empresa. Também pode ser complementada por um slogan, frase curta de fácil memorização. Lembrando que é sempre importante registrar a marca escolhida no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) para zelar pelos nomes escolhidos.

Por último, é hora de definir e detalhar os objetivos e metas, sempre alinhados à missão e aos valores da empresa. Daí é possível elaborar as estratégias de marketing, que definem como a empresa irá se portar no mercado para atingis as propostas definidas. Neste momento são definidos os preços, a abordagem dos anúncios, tipos e nomes de veículos de comunicação online e offline, promoções em PDV, eventos, ações de endomarketing, entre muitos outros canais de comunicação.

Defina um cronograma

 Definir o cronograma é fundamental para que você possa acompanhar a execução do seu plano de marketing. Levantando os resultados alcançados e avaliando o que precisa ser corrigido para melhorar o plano e atingir o objetivo estabelecido no prazo definido.

Dimensione recursos e investimentos

Antes de começar a executar o plano de marketing, é necessário levantar e descrever exatamente quais são os recursos necessários para colocar o plano em prática, quanto de dinheiro estará disponível, e o quão capaz a sua equipe é de realizar as atividades necessárias para alcançar os objetivos definidos.

Conheça os seus clientes e defina o seu público (e personas!)

A empresa precisa conhecer seus clientes e o seu público-alvo para poder criar o seu plano de marketing.

O plano de marketing precisa ser voltado de maneira direta para atingir o público-alvo, aquelas pessoas que irão consumir os produtos e serviços prestados pela empresa.

Por isso, é importante ter uma análise constante e detalhada do mercado, para entender quando e como o seu cliente procura adquirir o seu produto ou serviço, de forma que você busque atingir as necessidades dos clientes, para que eles possam consumir o seu produto ou serviço, fiquem satisfeitos e se tornem fiéis a sua marca.

Personas são perfis semificcionais do seu cliente ideal, são representações personificadas de um mercado mais amplo.

Personas são importantes porque elas saem da generalização do público-alvo e permitem que você foque a sua comunicação para uma pessoa real, um perfil que demonstra como o cliente ideal da sua empresa seria e como ele gostaria de ter contato com o seu negócio.

Mas não se engane! Para criar uma persona, primeiro é preciso ter um público-alvo claro, só então você terá informações suficientes para começar a sua buyer persona.

Conheça e analise a concorrência

É de grande importância conhecer as demais empresas que estão inseridas no mercado e saber quais os pontos positivos e negativos dos produtos e serviços disponibilizados por elas de forma comparativa com o seu.

A partir do momento que você conhece a concorrência você pode agregar diferencial ao seu produto e serviço para conquistar um número maior de clientes;

Defina a sua posição no mercado em que sua empresa está inserida – para ter uma posição definida da sua empresa no mercado é necessário que o empreendedor busque consolidar a sua marca através da construção de uma imagem onde mostra o diferencial dos seus produtos e serviços, de forma que sua empresa se destaque perante a concorrência.

Lembrando que o público está cada vez mais exigente, então procure construir a sua imagem e zelar por ela perante ao mercado.

Aprenda com a sua concorrência! Mais importante do que entender o que eles fazem bem, é ver o que não deu certo.

É uma excelente forma de evitar frustrações e investimentos mal feitos. Se algo dá certo, pegue, melhore e aplique no seu plano. O mercado evolue constantemente e é preciso acompanhar o passo.

 

Como fazer a implementação do plano de marketing

A implementação do plano de marketing funciona como um plano de ação que irá executar asestratégias de marketing que foram definidas anteriormente. O plano de ação deve ser da seguinte forma:

Ações (o que): quais as atividades que devem ser realizadas?

Período (quando): qual será o prazo de execução de cada atividade a ser realizada?

Como: como você irá executar as atividades necessárias para o plano de marketing? Isso deve ser definido conforme prioridade de cada ação.

Responsável (quem): quais as pessoas que serão responsáveis pela execução das atividades? Cada pessoa deve ter responsabilidade conforme cargo e capacidade.

Custo previsto (quanto): esta parte talvez seja a mais complicada da fase de implementação, pois os custos previstos devem incluir todos os custos das ações propostas no planejamento, além de custos com colaboradores, despesas administrativas, etc.Isto deve ser avaliado de acordo com os recursos de cada departamento de marketing para não ultrapassar os orçamentos disponíveis.

Lembre-se que em nenhum momento você pode esquecer a fidelidade aos objetivos da empresa, missão, visão, bem como o planejamento feito para o plano de marketing.

Como fazer a avaliação e controle de um plano de marketing

Embora apareça somente no final, a avaliação e controle de um plano de marketing deve ser feita antes, durante e após a implementação do plano. Isso porque desta forma é possível identificar possíveis erros e corrigi-los a tempo de não obter muito prejuízo ou perder muito tempo.

Imagine chegar ao final de seu plano e descobrir que um detalhe no planejamento inicial estava errado? Tudo terá que ser feito de novo, ou seja, prejuízo de dinheiro e tempo. Assim, não preciso nem dizer o quanto é importante esta parte de seu plano de marketing (assim como as demais partes, já que uma está ligada a outra).

Os controles e avaliações de um plano de marketing são compostos tanto de ações preventivas como corretivas. Alguns exemplos são:

  • Ações antes da implementação: treinamento e seleção de funcionários, gastos gerais com equipamentos e instalações;
  • Ações durante a implementação: remuneração dos funcionários, boa comunicação, trabalho em equipe;
  • Ações após a implementação: análise dos resultados, desempenhos obtidos, metas atingidas, etc.

É importante anotar todos os resultados, avaliações e análises em relatórios para que eles possam ser estudados posteriormente caso algo dê errado no plano de marketing. Isso garante decisões mais precisas à empresa.

Se todas as etapas de um plano de marketing forem seguidas com bastante atenção, com certeza o seu plano de marketing será um verdadeiro sucesso e melhorará os resultados da empresa, fazendo com que você ganhe muito mais dinheiro em sua empresa.

 

 

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