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Os 8 erros mais comuns em um projeto de inbound marketing

Os erros de inbound marketing são comuns para quem não está familiarizado com essa estratégia, pois há poucos anos ela vem ganhando força no Brasil. Muitos irão dizer que errar é importante para construir um caminho mais sólido no futuro, mas sabemos também que alguns equívocos podem comprometer todo um trabalho, especialmente quando demoram para ser percebidos. Logo, o artigo de hoje vai mostrar as 8 falhas mais graves que você deve evitar o quanto antes em suas ações de inbound.

1 - Não fazer uso do que você já tem 

Um dos erros mais comuns que vemos nos iniciantes de inbound é reformular todos os seus materiais de marketing em vez de otimizar o que já tem e, em seguida, acrescentar a ele novidades. Mesmo que tenham sido feito para táticas tradicionais, você já tem o conteúdo e os recursos para abastecer seus esforços de inbound.

2 - Acreditar que Inbound Marketing vai resolver todos os seus problemas

Apesar de ser bastante abrangente, é sempre importante lembrar que o Inbound não esgota, sozinho, a totalidade das ações que a sua empresa deve encabeçar. Seja nas áreas de Marketing, Vendas ou qualquer outra. Necessário, entretanto, que todas as iniciativas estejam interligadas e devidamente alinhadas à estratégia macro definida.

3 - Tentar fazer de inbound sem um blog 

Quando você cria um de blog do seu negócio, você prolonga a sua capacidade de criar uma continuidade de conteúdo com entrega de valor. Toda vez que você escrever um novo post, você adiciona outra página indexada ao seu site  e cada nova página indexada é mais uma oportunidade para você aparecer em motores de busca e direcionar o tráfego para seu site. Além disso, o Google e outros motores de busca sabem quando você adiciona outra página ao seu site dizendo a eles que está ativo e deve ser rastreado com frequência para classificar os novos conteúdos.

Novos posts são novas oportunidades para gerar mais leads. Cada um de seus posts devem ter várias chamadas à ação (CTA). Por exemplo, banners na parte superior ou inferior de cada post, na barra lateral criar CTAs, links para as páginas de destino e assim por diante.

4 - Não saber ler os resultados

A parte boa do Inbound Marketing é que todas as suas ações são quantificadas em números. Cada texto no blog, cada post no Facebook é mostrado em número de views, clicks, comentários, leads, interações.

Cada número de views ou interações, por sua vez, é mostrado em mais métricas: homem ou mulher?, idade, região, grau de escolaridade e por aí vai.

São tantas informações que podem até soterrar o inbound marketer de primeira viagem, não é mesmo? Por isso é importante saber ler esses dados. Saber o que eles significam e, mais essencial ainda, como eles dialogam com o planejamento que foi feito inicialmente.

Ter 100 mil visualizações em um post pode ser ótimo, mas como isso encaixa no seu plano? Vamos supor que você queria vender algodão-doce, quantas vendas essas visualizações renderam? Se nenhuma, então sua estratégia não deu certo e você precisa ver onde falhou.

 5 - Não interagir de forma constante com seu público

Uma das grandes vantagens do Inbound Marketing é fazer com que seja possível fortalecer a marca da empresa e, unindo ao marketing de conteúdo, tornar possível que essa força venha através do conhecimento.

Se você tem uma base de leads, é possível enviar conteúdo de forma recorrente para garantir uma nutrição e um engajamento com seus leads. Também se o seu conteúdo é de qualidade, por que não postar e repostar em suas mídias sociais?

O mais importante da estratégia é conseguir a atenção do público para assuntos que sejam relevantes ao mesmo. Então, por que esperar que eles venham até você se você pode entregar recorrentemente conteúdo para seu público?

6 - Não publicar um bom conteúdo

O que define um bom artigo não é o quão técnico ele é e sim o quanto agregou valor para o leitor. Se você sabe quem são suas personas, deve direcionar um conteúdo interessante e relevante para elas. Não fale somente sobre sua empresa, tecnicamente o espaço é seu, mas deve ser pensado como uma espécie de comunidade onde as pessoas irão lá para se informar e aprender mais sobre sua área de atuação.

7 - Não promover nas redes sociais

Um blog por si só não irá atrair o público para ele, além das técnicas de SEO, é preciso se esforçar bastante e até investir um pouco para divulgar seus conteúdos nas redes sociais. Se adapte às formas de linguagem, aos horários mais movimentados e às frequências ideais de postagens em cada plataforma, pois elas têm suas próprias peculiaridades e públicos diferenciados.

8 - Esperar resultado a curto prazo

Lembre-se de que inbound marketing, como sabemos, é apenas uma das frentes de sua estratégia de comunicação e marketing. Se você precisa de resultados a curto prazo, talvez não possa abrir mão agora do investimento em um evento já planejado, ou em mídia no Google ou no Facebook, por exemplo.
Com o tempo, geralmente a partir do terceiro ou quarto mês, você vai começar a ver resultados consistentes. Daí, como um projeto de inbound marketing é 100% mensurável, você vai saber exatamente o quanto cada mídia, ação ou conteúdo contribuiu para o atingimento dos seus objetivos de negócio, e fazer os ajustes necessários para tirar o melhor retorno sobre o investimento (ROI), semana após semana, mês após mês.

 

 

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