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Dicas para Freelancer

O segredo para uma carreira de sucesso a longo prazo, para um  freelancer, pouco tem haver com o projeto em si – e sim como você lida com o seu negócio. Eu não estou falando das suas habilidades de design ou programação, isso não importa, eles até fazem, se ao final do negócio não receberem o resultado juntos, não importa quão bom você é. As pessoas simplesmente não vão querer trabalhar com você.

1 - Nunca deixar um cliente infelis, mesmo que isso seignifique perder dinheiro

Esta dói, mas você precisa engulir, e seguir seu caminho. Clientes satisfeitos dirão para alguns amigos o quão incrível você é, clientes insatisfeitos dirão ao mundo inteiro o quanto você é ruim.

2 - Peça desculpas, mesmo se não for realmenrte sua culpa

Você está contratado para resolver problemas e não atribuir a culpa. Uma mágoa não resolvida vai comer por fora em um relacionamento designer x cliente. Você precisa cortar o mal pela raiz. Se isso significa que se desculpar por algo que não é sua culpa, então que assim seja.

3 - Apropriar-se do problema, mesmo quando o probelam não é seu

Será que isso importa ? O site do seu cliente está fora do ar, mas não há absolutamente nada que possa fazer sobre isso porque ele está hospedado em um servidor compartilhado duas mil milhas de distância do seu escritório? Sim, é o seu problema agora, porque isso afeta o seu cliente. Os clientes contam com você para assumir o controle de uma situação, mesmo que isso signifique apenas dar um simples telefonema para o suporte técnico para saber em quanto tempo um servidor estará de volta à ativa. A empresa de hospedagem já sabe que seus servidores estão fora e está trabalhando o mais rápido possível. Mas dizer a seu cliente que você acionou o suporte técnico, e eles estão trabalhando para corrigir o problema o mais rápido que puder, assegura ao cliente que tem alguém do seu lado que vai assumir o controle de uma situação e fazer as coisas. Você precisa ser essa pessoa.

4 - Lembre-se de usar a sua voz ao telefone

Antes de pegar o telefone, respire fundo, sorria, e então responda. Isso garante que você sempre soe alegre e revigorado. Ninguém quer contratar alguém que soa exausto e estressado.

5 - Cuidado com a expressão, não haja como se você não precisasse do trabalho

Não seja rude, distante, ou difícil – apenas se comportam como todas as pessoas de sucesso se comportam. Os vencedores são generosos, educados e prestativos, porque são pessoas confiantes e seguras. Eles não têm nada a provar. Você precisa se comportar como se a sua empresa ficará bem se contratá-lo ou não. No entanto, o entusiasmo é bom. Então, é fazer muitas perguntas e chutando em torno de idéias. Há uma grande diferença entre paixão e mostrar interesse no cliente e suas idéias ou mostrar interesse em seu dinheiro e suas conexões. O cliente vem em primeiro lugar, somente depois você. Quanto mais você quer que o trabalho, mais que você precisa para manter o foco sobre ele e controlar seus impulsos para não empurrar as coisas muito rapidamente. Os clientes podem sentir o desespero e dispensá-lo. Se você conduzir tudo corretamente, o cliente irá fazer o primeiro movimento e fechar o negócio. Eles querem se sentir como se tivessem com sorte quando resolver contrá-lo.

6 - Livremente, dê conselhos

Não reprima uma boa sugestão até que já seja contratado. Basta dizer isso. Muitas vezes é essa ótima sugestão que sela o acordo. Os bons clientes ficarão impressionados e vão contratá-lo mesmo depois que você já explicou tudo o que eles precisam fazer. Essa é a maneira como as pessoas comportam-se um negócio sério. Eles delegam autoridade aos profissionais que sabem mais do que eles. Eles não sentem a necessidade de fazer por si próprios. Nada determina autoridade e confiança mais do que alguém que, livremente, dá uma boa idéia para alguém que acabou de conhecer.

7 - Sempre solicite um pagamento antes de iniciar um trabalho

Cinqüenta por cento(50%) é bom, se eles confiam em você, pelo menos você já tem um pagamento decente. Isto também elimina os retrocessos que acontecem. É comum acontecer de começar a fazer o trabalho, perder um tempão planejando, estruturando tudo como deveria ser, e aos 34min do segundo tempo, você receber uma ligação dizendo que o projeto foi CANCELADO temporariamente, bau bau, nesse ramo como em tantos outros, tempo é Dinheiro!
As únicas exceções são para empresas grandes, já estabelecidas, que podem preferir executar um pagamento somente ao final de um trabalho. Você não pode pedir a cinqüenta por cento de adiantamento quando o Discovery Channel ou o Google quieserem contratá-lo para uma empreitada. A maioria das agências de mídia (jornais, televisão, rádio, web, etc) também funcionam dessa forma. Você acaba de fazer o trabalho e recebe ao final.

8 - Tenha o melhor equipamento que você possa

O bom equipamento se paga muito rapidamente, o equipamento custa-lhe todos os dias ruins. Bom equipamento é barato, o equipamento é ruim caro, muito caro. A eterna expressão popular, “O barato sai caro”, realmente pode te pegar de surpresa no meio de um projeto, fazendo com que você estoure o seu prazo, e isso meu amigo, nunca é bom, numa dessas você pode se queimar.

9 - Lembre-se da nota fiscal

Nada extravagante, apenas não podem pagá-lo até que você fature. Contadores e serviços de folha de pagamento são engraçados assim.

10 - Obter um testemunho de cliebte para seu site

Depois de finalizar um pequeno ou grande projeto, peça um testemunho ao seu cliente para exibir em seu site ou portfólio. Não espere que eles ofereçam a você. Você pode até mesmo dar-lhes sugestões sobre os tipos de pontos que poderiam cobrir ou incluir um exemplo de um depoimento anterior para fazer a bola rolar. Isso não só ajuda os futuros trabalhos como também lhe dá dicas sobre o que seu cliente valoriza mais sobre sua colaboração.

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